Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista PAPIA: Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

Contribuições à Revista PAPIA podem ser submetidas em português, inglês, francês ou espanhol. A versão eletrônica do artigo ou da resenha deve ser submetida eletronicamente. Cadastre-se no site www.abecs.net/papia para submeter o seu trabalho. O recebimento do texto será imediatamente acusado. Originais recebidos não serão devolvidos.

 

Os originais devem ser enviados com uma cópia no formato no formato WORD (use a versão mais moderna) ou OpenOffice. Envie também um arquivo em PDF (Portable Document Format) como documento suplementar, especialmente se o seu texto contiver fontes fonéticas ou outros símbolos que possam apresentar problemas de compatibilidade. PAPIA é editada em TEX (Latex). Se quiser, entre em contato com o editor (papia@abecs.net) e saiba como enviar o seu trabalho em arquivo .tex

 

Os textos devem ser apresentados sem identificação do(s) autor(es), uma vez que na submissão eletrônica, os dados ficam arquivados com acesso exclusivo aos editores.

Se o texto for em português, espanhol ou francês, coloque o título, seguido por um resumo na língua original e três palavras-chave. Em seguida, coloque o título em inglês e o respectivo abstract, seguido por três keywords. Os resumos devem ter entre 50 e 300 palavras.

Transcrições fonéticas devem empregar os símbolos fonéticos da International Phonetic Association. Use as fontes CharisSIL, IPAPHON ou IPAKIEL, disponíveis gratuitamente na Internet.

 

Todas as tabelas e figuras são docadas automaticamente pelo programa editor Latex, comumente no início da página ou de maneira a evitar vazios (espaço em banco demasiadamente grandes) no texto. Dessa forma, evite termos como ‘abaixo’, ‘a seguir’ etc. Prefira: na tabela X, na figura X. Numere ordinalmente todos os exemplos e faça correferência respeitando a numeração. Se houver figuras ou gráficos no seu trabalho, salve-os com a terminação .png ou .jpeg e envie-os separadamente, como documentos suplementares. Salve os gráficos e figuras com a maior resolução possível.

 

Não use mapas ou figuras que possuam direitos autorais, exceto se possuir autorização por escrito do detentor dos direitos. Violação desta norma, implicará na retirada do texto da Revista. 

 

Os abstracts (resumos em inglês) são revisados por falantes nativos e, algumas vezes, podem ser modificados. A revisão do texto original, contudo, cabe ao(s) autor(es).

PAPIA aconselha aos autores que revisem minuciosamente seus textos. As provas finais serão enviadas para o autor e, caso haja, mais de um autor, apenas para o primeiro. Espera-se uma resposta imediata do autor à revisão.

 

PAPIA é uma publicação do tipo peer-review. Embora todos os esforços sejam feitos para que o processo ocorra de forma rápida, às vezes, os pareceristas demoram a entregar o trabalho revisado. Em media, o processo de submissão, leituras e aprovação leva de três a seis meses.

 

PAPIA é publicada duas vezes por ano.

 

PAPIA também publica resenhas de livros. Normalmente, PAPIA convida os revisores, mas também aceita resenhas não-solicitadas. Resenhas não devem ultrapassar 3000 palavras. PAPIA se reserva o direito de recusar ou adiar a publicação de uma resenha.

Após o aceite, os autores cedem os direitos autorais à PAPIA e à ABECS, sendo necessária autorização para republicação.

 

Contato o editor, sempre que desejar.

 

Notas e instruções para referências bibliográficas

As notas devem ser de ‘rodapé’.


As citações no corpo do texto devem seguir o padrão Autor-data, como em Bickerton (1990) ou (Bickerton 1990) ou Bickerton (1990: 32). As citações com mais de três linhas podem ser indentadas.

 

Ao final do texto, siga os seguintes exemplos para as referências:

Para livro:

Bickerton, Derek. 1981. Roots of Language. Ann Arbor: Karoma.

Arends, Jacques, Pieter Muysken & Norval Smith. (eds.) 1995. Pidgins and creoles, an introduction. Amsterdam: John Benjamins.

Perl, Matthias (org.). 1989. Portugiesisch und Crioulo in Afrika: Geschichte, Grammatik, Lexik, Sprachentwicklung. Leipzig: Karl-Marx-Universität.

Para capítulo de livro:

Botelho, Joaquim Vieira & Custódio José Duarte. 1967. O Crioulo de Cabo Verde. Breves Estudos sobre o Crioulo das Ilhas de Cabo Verde. In Morais-Barbosa, Jorge (org.) Estudos lingüísticos crioulos, 235-328. Lisboa: Academia Internacional de Cultura Portuguesa.

Bal, Willy. 1975. Á propos de mots d'origine portugaise en Afrique Noire. In Valkhoff, Marius F. (org.) Miscelânea luso-africana, 119-32. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar.

Para artigo em periódico:

Mühlhäusler, Peter. 1998. Layer upon layer of languages. Journal of Pidgin and creole languages 13: 151-8.

Maurer, Pilippe. 1992. L’apport lexical bantou em angolar. Afrikanistische Arbeitspapiere 29: 163-74.

Lefebvre, Claire & J. Lumsden. 1989. Les langues créoles et la théorie linguistique. The Canadian journal of linguistics 34: 249-72.

Para teses e dissertações (não-publicadas) e outros inéditos

Pinto, Clarice Pereira. 1994. A prefixação: um estudo comparativo entre o português padrão, o rural e os crioulos de base portuguesa. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília.

Dijkhoff, Marta. 1993. Papiamento word formation. Doctoral Dissertation, University of Amsterdam.

Sampaio, Pedro. a sair. Gramática Naricema. Doctoral Dissertation, Universidade de Palo Alto.

Mendes, Amélia. em preparação. A sintaxe dos nomes nus do crioulo de Batticaloa. Universidad de Valladolid.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 5MB) ou OpenOffice. Inclua versão em PDF, gráficos, imagens e figuras como documento suplementar.
  3. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word/OpenOffice, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


PAPIA

Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares

ISSN: 0103-9415

e-ISSN: 2316-2767

papia@abecs.net

PAPIA é indexada no LATINDEX (http://www.latindex.unam.mx) e no DOAJ (http://www.doaj.org).